Também conhecidas como "geoprocessamento", as geotecnologias são o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos se constituem em poderosas ferramentas para tomada de decisão. Dentre as geotecnologias estão os GIS - Sistemas de Informação Geográfica, Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto por Satélites, Sistema de Posicionamento Global (ex. GPS), Aerofotogrametria, Geodésia, entre outros.

O inicio da utilização desta tecnologia na Beck de Souza Engenharia remonta a meados dos anos 90, principalmente em trabalhos relacionados ao Meio Ambiente (EIA/RIMA, PRAD, Planos de Manejo, etc.). Com a disseminação desta técnica, e em função da disponibilidade no mercado de softwares multidisciplinares, foi ampliada a sua utilização para as áreas de Saneamento, Transporte e Planejamento Urbano. O corpo técnico da empresa vem se atualizando constantemente e aplicando as geotecnologias nas mais diversas áreas relacionadas à infra-estrutura, planejamento urbano e ambiental.

Classificação do uso do solo e da cobertura vegetal, utilizando imagens de satélite e software específico, para diversos estudos, como por exemplo: Plano Manejo para parques Estaduais (DEFAP e FEPAM), EIA/RIMA de barragens para irrigação, abastecimento público e geração de energia; EIA/RIMA duplicação da rodovia BR/116-392 (trecho Pelotas e Rio Grande); EIA/RIMA Metrô de Porto Alegre.